O Agrupamento > Serviço de Psicologia e Orientação
O Serviço dispõe de uma Psicóloga Escolar – Carla Fonseca. Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento. 1.1 Localização Este serviço dispõe de um gabinete de atendimento, localizado no 1º andar, zona B. 1.2 Quem pode aceder a este serviço, e como?
O Pedido de Consulta Psicológica Individual pode ser feito pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga, pelo Conselho de Turma, através do Diretor de Turma (2º e 3ºciclo), Professor Titular de Turma (1º ciclo), e Educadoras (Ensino pré-escolar). Poderá igualmente ser formulado pelos Pais/Encarregado de Educação. Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento de um formulário (modelo 2.38) anexando todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno. 2. O que é o SPO O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estruturaespecializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica e dever de confidencialidade. 3. Domínios de Intervenção O Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as restantes estruturas de orientação educativa visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade. No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientaçãodo agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis: 3.1 Desenvolvimento de Ações de Orientação Escolar e Profissional As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9ºano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. 3.1.1 Atividades desenvolvidas
3.2 Apoio Psicológico e Psicopedagógico O SPO procura promover o sucesso escolar identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo. Desenvolve igualmente intervenções dirigidas a alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal/emocional e problemas de comportamento. São acompanhados alunos com necessidades educativas especiais, ao abrigo do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de Janeiro, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, sendo definidas estratégias educativas e apoios especializados adequados. Problemáticas que por norma são encaminhadas para o SPO:
3.2.1 Atividades desenvolvidas
3.3 Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa A intervenção do psicólogo em contexto escolarimplica necessariamente um trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa, nomeadamente, Órgãos de Gestão, com os Docentes de Apoio Educativo e com os demais profissionais de educação da escola, bem como outras entidades e serviços da comunidade envolvente. 3.3.1 Atividades desenvolvidas
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